quinta-feira, 4 de junho de 2009

A função dos gerentes

A função dos gerentes é encontrar os problemas e analisar qual a melhor decisão a ser tomada. Apos essa etapa eles acompanham os resultados a fim de confirmar se as suas escolhas foram as mais adequadas para os problemas. Na vida dos gerentes existem as decisões programadas e as decisões não programadas. As decisões programas são as rotineiras na vida de uma companhia, já as decisões não programadas são as mais complexas e são as que existem um maior risco.

Os gerentes tentam obter o maior numero de informação possível para tentar tomar a decisão mais correta no momento. Existem quatro tipos de informações para os gerentes tomarem a decisão correta.

A primeira é a chamada de certeza, já que todas as informações estão disponível para o tomador de decisão fazer a sua escolha. O risco de tomar a decisão errada é baixo.
A segunda é Chamada de risco, essa é uma decisão onde as metas estão bem definidas e existem boas informações sobre o problema, no entanto existe a possibilidade de mudanças ao decorrer do projeto.

A terceira é chamada de incerteza, onde os gerentes sabem quais são as suas metas mais as informações que dispõem sobre os eventos futuros e alternativas estão incompletas, essa tomada de decisão os gerentes as vezes são obrigados a fazerem suposições.

A mais complexa é a última que chama ambigüidade, essa situação para tomar decisão é a mais difícil já que as metas a serem alcançadas ou problemas não estão claros, e as alternativas são difíceis de definir. Para complicar mais a vida dos gerentes nesse caso as informações sobre os resultados não estão disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário