sexta-feira, 5 de junho de 2009

Modelos de Tomada de decisão

Como as decisões podem ser programadas, decisões rotineiras que não envolve muitos riscos e não são incertas, ou não programadas, decisões mais complexas que envolvem um nível maior de risco e incertezas e em alguns casos certa ambigüidade. Os gerentes optam entre três tipos de tomadas de decisão, a escolha de cada uma vem da preferência do administrador.

O modelo Clássico em que o gerente toma a decisão a partir de dados objetivos. A decisão nesse caso é tomada de forma lógica e racional e visa na maioria das vezes a alternativa que maximizara o retorno econômico para a organização.

O modelo Administrativo em que o gestor usa a racionalidade, porém nesse caso ela é limitada, pois os gerentes têm limites, ou fronteiras sobre quão racionais eles podem ser. Nessa tomada de decisão o gestor também usa sua experiência e intuição para resolver o problema da melhor forma possível. O modelo administrativo descreve como os gerentes realmente tomam as decisões em situações difíceis, já que na maioria dos casos em que ela é tomada, elas são não programadas, ou seja, são incertas e ambíguas.

O modelo Político que é útil para as tomadas de decisões em que as informações são incertas. Normalmente as decisões são complexas e ambíguas, fazendo com que os gerentes recorram a outros, fazendo então coalizações, que possam ajudá-lo a encontrar a melhor solução.

Independente do modelo que o gestor escolher, ele deve saber que existem esses três tipos de tomadas de decisão, e sempre que surgir um problema em sua organização o administrador possa lidar com o problema da melhor forma possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário