sexta-feira, 5 de junho de 2009

Estilo de Tomada de Decisão

Há quatro maneiras para um gerente tomar decisões. Isto é porque existem diferenças entre as pessoas em relação a como elas percebem os problemas.

O estilo diretivo é usado pelas pessoas que preferem soluções claras, bem definidas para os problemas. Elas tomam decisões rapidamente e gostam de contar com regras e procedimentos existentes para tomá-las. Normalmente são pessoas eficientes e racionais.

O estilo analítico é usado por pessoas que gostam de considerar se as soluções complexas baseadas no numero de informações que elas conseguem reunir sobre este determinado assunto. Elas tomam suas decisões com dados objetivos e usando a racionalidade. E procuram buscar a melhor decisão possível baseadas nas informações disponíveis.

O estilo conceitual é usado por pessoas que também gostam de considerar uma quantidade ampla de informações. Porém, ao contrario das analíticas essas pessoas são mais sociais e preferem conversar com os outros sobre o problema e as alternativas possíveis para solucioná-los.

Já o estilo comportamental é geralmente adotado por pessoas que se preocupam com as outras pessoas. Os gerentes que utilizam este estilo gostam de conversar com as pessoas uma por uma para compreender seus sentimentos sobre o problema.

A maioria dos gestores possui um estilo de decisão dominante, porém nada o impede que ele use os outros estilos. E independente do estilo usado o gerente deve sempre tomar uma decisão racional que seja melhor para sua organização.

2 comentários:

  1. ¡El servicio y la atención personal que recibimos del Sr. Pedro fueron excepcionales y más allá de lo que esperábamos! Su conocimiento del mercado local y nacional y su compromiso en encontrarnos la mejor tarifa nos ayudó en nuestra búsqueda de la casa de nuestros sueños. Como compradores de vivienda por primera vez, todo era nuevo para nosotros y lo más importante que queríamos era alguien en quien confiar. Estuvo allí para nosotros en cada paso del camino. Me alegro de haber elegido sus servicios y recomendaría al Sr. Pedro a cualquiera que compre una casa o amplíe su negocio con una tasa de préstamo asequible a cambio.”
    Póngase en contacto con Pedro, un oficial de préstamo
    Correo electrónico: pedroloanss@gmail.com

    ResponderExcluir