sexta-feira, 5 de junho de 2009

ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO

A especialização do trabalho, também chamada de divisão de mão-de-obra é o grau em que as tarefas organizacionais são divididas em trabalhos separados. Ou seja, o grau de especialização da função dos funcionários.

Uma especialização do trabalho extensa significa que os funcionários se dedicam a uma única tarefa e, já que os trabalhos são menores eles podem ser realizados de forma mais eficaz.

Atualmente muitas organizações estão diminuindo o grau de especialização de seus funcionários, pois estes acabam por saber fazer uma única função e se isolando, tornando o trabalho entediante.

A divisão de mão-de-obra define o quanto um funcionário precisa se especializar para desempenhar sua função na empresa. Mesmo que a tendência atual seja diminuir a especialização do trabalho, existem algumas funções nas quais isso não pode acontecer, por exemplo, em uma linha de montagem automotiva, um funcionário não pode montar o carro inteiro sozinho; isso seria muito improdutivo.

2 comentários:

  1. não e ntendi. então especialização do trabalho eh vc dividir por grupos de trabalhadores e dar p cada grupo uma função?

    ResponderExcluir