sexta-feira, 5 de junho de 2009

Ética Administrativa

O que é Ética Administrativa?

No livro, neste subtítulo, a ética é retratada como “o código de princípios morais e valores que governam os comportamentos de uma pessoa ou grupo com respeito ao que é certo ou errado”.Concordo com a definição do livro porem ela abre infinitas possibilidades para o que seria ético para cada um de nos, já que nossos valores nem sempre são iguais ao das outras pessoas. Mas então o que seria ética administrativa?

Perante a ética existem três domínios da ação humana; domínio da lei codificada (padrão legal), domínio da ética (padrão social) e domínio da livre escolha (padrão pessoal). Normalmente os domínios mais similares entre as pessoas seriam o domínio da lei codificada, já que este não pode ser quebrado, por ser defendido por um sistema judiciário do país e do estado, e por tender a refletir a opinião da sociedade a respeito de vários assuntos, e o domínio da ética ou padrão social já que esse muitas vezes e adquirido através de grupos de amigos, familiares e outros. Porém o domínio da livre escolha dependente muito do interesse da própria pessoa pode levá-la a um dilema ético pessoal.

O dilema ético é definido no livro como “uma situação que surge quando todas as escolhas, alternativas ou comportamentos foram considerados indesejáveis por causa das conseqüências potencialmente negativas, tornando difícil à diferenciação entre o certo e o errado”. Estas situações colocam o individuo na “parede” com o quesito da ética já que muitas vezes você se encontrara no grande dilema econômico x social, que acredito ser o mais comum no campo de administração de empresas.

Então o que pode ser considerado ética administrativa? Acredito que cada um o tenha em sua mente, mas para mim seria fazer a coisa certa mesmo que leve a um custo maior, pois de fato pessoas que não tem nada a ver com sua empresa não podem ser prejudicadas com suas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário