quinta-feira, 4 de junho de 2009

Estilos de tomadas de decisões

No mundo da administração existem quatro estilos de tomadas de decisões. Esse estilo refere-se às diferenças entre as pessoas em relação como elas percebem os problemas que as envolvem. Os estilos são diretivo, analítico, conceitual e comportamental.

O primeiro estilo é o diretivo, esse é usado por administradores que preferem soluções claras e bem definidas todas essas baseadas nas informações que conseguem reunir. Suas decisões são rápidas. Os administradores se baseiam na racionalidade e na eficiência para conseguir melhores resultados.

O segundo estilo é o analítico, nesse estilo as pessoas buscam soluções complexas onde se baseiam em quantas informações são providas a eles. Os tomadores dessa decisão usam dados objetivos e racionais para as tomadas de decisões.

O terceiro estilo é o conceitual, nesse estilo os administradores gostam de considerar uma quantidade ampla de informações, buscando varias fontes. Essas pessoas são mais socialmente orientadas, gostam de conversar com outras pessoas sobre os problemas que têm que enfrentar e sobre as soluções possíveis.

O último estilo é o comportamental, esse é adotado por gerentes que tem a preocupação com outros indivíduos, eles gostam de entender os sentimentos sobre os problemas e o efeito da decisão sobre as pessoas. Os administradores com esse estilo de decisão estão preocupados com o desenvolvimento pessoal das outras pessoas a sua volta e podem tomar decisões para ajudar alcançarem as metas declaradas.

Não importa o estilo de decisão que os gestores efetuem, a função desses é conseguir visualizar os problemas da corporação e definir metas claras para solucionar os problemas encontrados.

5 comentários: