sexta-feira, 5 de junho de 2009

Tipos de Controle em uma Organização

Segundo Daft Controle organizacional é “processo sistemático de regular as atividades organizacionais para torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos, metas e padrões de desempenho”.

Desta forma, existem três tipos de controle que uma organização deve conhecer e se possível aplicá-los na produção de seus produtos.

O controle preventivo identifica e previne os desvios antes de eles ocorrerem. Este tipo de controle foca nos recursos humanos, matérias e financeiros que entram na empresa. Seu propósito é certificar que a qualidade da entrada seja o suficiente para evitar problemas futuros.

O controle simultâneo monitora as atividades continuas dos funcionários para certificar-se de que elas estão consistentes com os padrões que a empresa estipula. Os funcionários, como estão constantemente monitorando as medidas, checam se tudo esta dentro dos padrões e se não estão sendo cumprido, o funcionário mesmo faz as correções necessárias ou adverte o problema para a pessoa apropriada. Este tipo de controle é muito usado para controle de estoque.

O controle por Feedback foca nas saídas do produto da organização, mais especificamente ele mede a qualidade do produto final. Este controle é usado por empresas que produzem eletrodomésticos, pois antes de ser colocada a venda nas lojas é feita uma intensa inspeção do produto.

Uma empresa que foca no cliente deve fazer os três tipos de controle. Para que ela possa garantir qualidade total de seus produtos aos seus consumidores.

Um comentário: