terça-feira, 24 de março de 2009

Tipos de Gerência

Os gerentes são pessoas que através de suas habilidades conceituais, técnicas e humanas aplicam o PDCO (planejamento, direção, controle e organização) na maioria das organizações. São eles os responsáveis por diversos departamentos específicos de diferentes níveis hierárquicos. Mas sempre com a necessidade de alcançar o alto desempenho nas organizações.

Diferenças Verticais:

Um fator importante é a hierarquia:

Altos-Gerentes: São aqueles responsáveis por toda a organização em que suas decisões afetam a todos.Estes estão no topo da hierarquia. Eles são os chamados presidentes, diretores-executivos, entre outros. Cabe a eles a visão a longo prazo da empresa e ao estabelecimento de metas e estratégias a serem tomadas para o seu alcance. Por conta disso eles devem cultivar o espírito empresarial para que haja uma resposta rápida a eventuais mudanças no mercado. Por isso, devem ser pessoas com visão, e que saibam utilizar bem o potencial de seus funcionários.

Gerentes Médios: São aqueles responsáveis pela aplicação das estratégias e políticas escolhidas pelos Altos-Gerentes. Eles localizam-se na estrutura mediana da hierarquia empresarial, administrando departamentos importantes e unidades de negócios.O gerente médio preocupasse com futuro próximo da organização. Este cargo está diminuindo por conta da necessidade de uma maior velocidade na fluidez de informação dentro das organizações. Por isso temos o surgimento do gerente de projeto, responsável por um projeto temporário envolvendo pessoas de diversos níveis da empresa e até de fora.Além disso, o gerente médio deve ter a habilidade de inspirar os seus funcionários, de se comunicar claramente, ouvir e principalmente administrar mudanças e confusões dentro de sua equipe.

Gerentes de Primeira Linha: São aqueles responsáveis pela produção de bens e serviços. Eles são os supervisores e gerentes de linha. Este cargo visa a uma meta diária, diferentemente dos outros dois que são o futuro, este é o presente. Cabem a ele a aplicação de regras e procedimentos para uma produção eficiente, bem como proporcionar assistências técnica e a motivação de seus subordinados.

Diferenças Horizontais:

Temos também as diferenças horizontais dentro das organizações como, por exemplo, os gerentes funcionais, responsáveis pelos departamentos que desempenham uma única tarefa funcional como publicidade, vendas, finanças. Há também os gerentes gerais que administram departamentos com diferentes funções.

Conclusão

Deste modo, os gerentes passam a ser a cabeça das organizações, em que cada um deles, em cada cargo trabalhão em conjunto para a realização de metas e para a sobrevivência da organização como um todo.

Um comentário:

  1. Meninos quero ver mais do envolvimento de vocês com os temas..o blog não é espaço para resumos mas sim discussões, reflexões e opiniões do grupo!

    ResponderExcluir