terça-feira, 17 de março de 2009

PDCO

Um dos principais conceitos da administração é saber usar e lidar com suas quatro funções básicas, para atingir uma meta de maneira eficaz e eficiente.
Ao colocar estes conceitos em prática, o administrador está maximizando a capacidade de crescimento e de lucro de sua empresa.

Planejamento:

Planejar é estipular metas para o desempenho organizacional futuro e utilizar de todos os recursos possíveis e necessários para que sejam cumpridas. Por isso, é muito importante calcular todos os ricos para que não haja decepções no futuro, principalmente relacionada ao faturamento da empresa. E para se fazer um planejamento bem feito é necessário que se analise os aspectos internos e externos da empresa.

Organização:

A organização de uma empresa é um reflexo de seu planejamento. Organização envolve a distribuição de tarefas e como elas estão separadas em departamentos. Desta forma uma empresa bem organizada, ou seja, descentralizada, proporciona rapidamente e em grande quantidade produtos e serviços ao mesmo tempo em que dão atenção redobrada aos clientes.

Liderança:

Liderar é usufruir de influência com o intuito de motivar os funcionários da empresa a alcançar as metas estipuladas. O administrador deve ser capaz de criar valores e culturas e infundir nos seus empregados o desejo de desempenhar suas atividades em um nível mais alto. Tratar o funcionário bem e dar a ele uma sensação de bem estar acaba resultando no impacto de trabalho dele. O que faz com que o rendimento desse funcionário cresça, aumentando a produção da empresa e logo gerando mais lucro.

Controle:

Controlar é monitorar as atividades dos funcionários da empresa, e verificar se todos os procedimentos dentro da organização estão de acordo ou não com que foi planejado, mudando ou/e corrigindo quando e quantas vezes forem necessárias. Não adianta estipular inúmera metas se não for possível controlar o desempenho de cada uma.

Portanto é importante que o administrador não só conheça, mas que ele saiba aplicar essa teoria toda na prática.

Um comentário: