terça-feira, 24 de março de 2009

Habilidades Administrativas

São três as principais habilidades que todo gerente deve dominar para conseguir administrar um departamento ou uma organização de maneira eficaz; entretanto, dependendo do nível administrativo dele, elas serão utilizadas em graus diferentes.

∙ Habilidades Conceituais

São especialmente importantes para a alta gerência. Esta é a habilidade de perceber a organização como um todo; saber onde um certo departamento se encaixa na organização da empresa, e onde a empresa se encaixa na industria, na comunidade e nos ambientes comercias e sociais. A habilidade de “pensar estrategicamente”.

∙ Habilidades Humanas

São especialmente importantes para aqueles que trabalham de maneira direta com os funcionários diariamente. Esta é a habilidade do gerente de trabalhar com outras pessoas, e de maneira eficaz como membro de um grupo; principalmente motivando e liderando seus subordinados. As organizações freqüentemente perdem bons funcionários porque, os chefes aparentam ser desrespeitosos com os trabalhadores.

∙ Habilidades Técnicas

São especialmente importantes nos níveis organizacionais mais baixos. Esta é a habilidade técnica de domínio de métodos, técnicas e equipamentos, alem do conhecimento especializado em certa área de atuação. “Muitos gerentes são promovidos para suas primeiras funções administrativas por terem habilidades técnicas excelentes”.


Mesmo que alguns níveis organizacionais necessitem mais de certas habilidades do que outras, é evidente que um bom gerente precisa dominar essas três principais habilidades que vimos à cima.

5 comentários:

  1. Não se esqueçam de mencionar as fontes desses conceitos. Nesse caso o livro DAFT(2005).

    ResponderExcluir
  2. Muito bom...estas habilidades são realmente muito importantes e diferenciadas pois são "casadas" para que haja uma bom entendimento do que se quer da gerencia para com os subordinados.

    ResponderExcluir
  3. Magnifico....
    É muuito importante pôr em funcionamento e nao se esquecer dessas magnificas habilidades...para um excelente gestor e uma optima gerencia...!!!

    ResponderExcluir
  4. Richard. L. DAFT editora THOMSON, é uma ótima fonte de consultas e vale apena ser citado sempre.

    ResponderExcluir
  5. São excelentes essas habilidades, cada uma com suas estratégia diferente, mais não saindo do saindo sentido organizacional, e cada uma delas é independente da outra. sem o operacional não existe gerencia e sem a gerência o conceitual não atua.

    ResponderExcluir