terça-feira, 24 de março de 2009

Tipos de Gerência

Os gerentes são pessoas que através de suas habilidades conceituais, técnicas e humanas aplicam o PDCO (planejamento, direção, controle e organização) na maioria das organizações. São eles os responsáveis por diversos departamentos específicos de diferentes níveis hierárquicos. Mas sempre com a necessidade de alcançar o alto desempenho nas organizações.

Diferenças Verticais:

Um fator importante é a hierarquia:

Altos-Gerentes: São aqueles responsáveis por toda a organização em que suas decisões afetam a todos.Estes estão no topo da hierarquia. Eles são os chamados presidentes, diretores-executivos, entre outros. Cabe a eles a visão a longo prazo da empresa e ao estabelecimento de metas e estratégias a serem tomadas para o seu alcance. Por conta disso eles devem cultivar o espírito empresarial para que haja uma resposta rápida a eventuais mudanças no mercado. Por isso, devem ser pessoas com visão, e que saibam utilizar bem o potencial de seus funcionários.

Gerentes Médios: São aqueles responsáveis pela aplicação das estratégias e políticas escolhidas pelos Altos-Gerentes. Eles localizam-se na estrutura mediana da hierarquia empresarial, administrando departamentos importantes e unidades de negócios.O gerente médio preocupasse com futuro próximo da organização. Este cargo está diminuindo por conta da necessidade de uma maior velocidade na fluidez de informação dentro das organizações. Por isso temos o surgimento do gerente de projeto, responsável por um projeto temporário envolvendo pessoas de diversos níveis da empresa e até de fora.Além disso, o gerente médio deve ter a habilidade de inspirar os seus funcionários, de se comunicar claramente, ouvir e principalmente administrar mudanças e confusões dentro de sua equipe.

Gerentes de Primeira Linha: São aqueles responsáveis pela produção de bens e serviços. Eles são os supervisores e gerentes de linha. Este cargo visa a uma meta diária, diferentemente dos outros dois que são o futuro, este é o presente. Cabem a ele a aplicação de regras e procedimentos para uma produção eficiente, bem como proporcionar assistências técnica e a motivação de seus subordinados.

Diferenças Horizontais:

Temos também as diferenças horizontais dentro das organizações como, por exemplo, os gerentes funcionais, responsáveis pelos departamentos que desempenham uma única tarefa funcional como publicidade, vendas, finanças. Há também os gerentes gerais que administram departamentos com diferentes funções.

Conclusão

Deste modo, os gerentes passam a ser a cabeça das organizações, em que cada um deles, em cada cargo trabalhão em conjunto para a realização de metas e para a sobrevivência da organização como um todo.

Habilidades Administrativas

São três as principais habilidades que todo gerente deve dominar para conseguir administrar um departamento ou uma organização de maneira eficaz; entretanto, dependendo do nível administrativo dele, elas serão utilizadas em graus diferentes.

∙ Habilidades Conceituais

São especialmente importantes para a alta gerência. Esta é a habilidade de perceber a organização como um todo; saber onde um certo departamento se encaixa na organização da empresa, e onde a empresa se encaixa na industria, na comunidade e nos ambientes comercias e sociais. A habilidade de “pensar estrategicamente”.

∙ Habilidades Humanas

São especialmente importantes para aqueles que trabalham de maneira direta com os funcionários diariamente. Esta é a habilidade do gerente de trabalhar com outras pessoas, e de maneira eficaz como membro de um grupo; principalmente motivando e liderando seus subordinados. As organizações freqüentemente perdem bons funcionários porque, os chefes aparentam ser desrespeitosos com os trabalhadores.

∙ Habilidades Técnicas

São especialmente importantes nos níveis organizacionais mais baixos. Esta é a habilidade técnica de domínio de métodos, técnicas e equipamentos, alem do conhecimento especializado em certa área de atuação. “Muitos gerentes são promovidos para suas primeiras funções administrativas por terem habilidades técnicas excelentes”.


Mesmo que alguns níveis organizacionais necessitem mais de certas habilidades do que outras, é evidente que um bom gerente precisa dominar essas três principais habilidades que vimos à cima.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Eficácia e Eficiência


A definição de organização é, uma entidade social compostas de metas e deliberadamente estruturada. Quando analisamos os objetivos de uma organização logo fica evidente que a empresa é coordenada para se tornar eficácia na área atuante. No entanto o maior objetivo de tais é a formação de uma empresa eficácia buscando a eficiência máxima, assim tendo o melhor aproveitamento do mercado.
A responsabilidade por tornar a organização eficácia é do administrador, esse é o responsável por estabelecer as metas necessárias para atingir a eficácia esperada. Uma empresa passa a ser eficácia quando as metas estipuladas pelo administrador são completadas, ou seja, as metas que se esperavam alcançar no começo do planejamento foram atingidas com sucesso.
No entanto para um sucesso por completo a empresa busca ser o mais eficiente possível. Ao juntar essas duas qualidades a empresa passa a ser considerada uma companhia de alto planejamento e alta otimização de seus recursos. A definição de eficiente é a otimização dos recursos, matéria prima, dinheiro e pessoas, isso para produzir um maior volume desejado da produção.
Uma companhia pode ser altamente eficiente e pouco eficacia isso traz um problema para o administrador que tem que tentar reverter essa situação. Não é o fato de uma empresa ser eficácia que ela esta com sucesso, a exemplo disso temo o caso da delta airlines, empresa americana de aviação que consegui ser muito eficiente porem não visou a eficacia isso acarretou em uma grave crise na companhia já que a empresa apenas ligando para a otimização de seus recursos acabou deixando de lado sua eficacia.

terça-feira, 17 de março de 2009

PDCO

Um dos principais conceitos da administração é saber usar e lidar com suas quatro funções básicas, para atingir uma meta de maneira eficaz e eficiente.
Ao colocar estes conceitos em prática, o administrador está maximizando a capacidade de crescimento e de lucro de sua empresa.

Planejamento:

Planejar é estipular metas para o desempenho organizacional futuro e utilizar de todos os recursos possíveis e necessários para que sejam cumpridas. Por isso, é muito importante calcular todos os ricos para que não haja decepções no futuro, principalmente relacionada ao faturamento da empresa. E para se fazer um planejamento bem feito é necessário que se analise os aspectos internos e externos da empresa.

Organização:

A organização de uma empresa é um reflexo de seu planejamento. Organização envolve a distribuição de tarefas e como elas estão separadas em departamentos. Desta forma uma empresa bem organizada, ou seja, descentralizada, proporciona rapidamente e em grande quantidade produtos e serviços ao mesmo tempo em que dão atenção redobrada aos clientes.

Liderança:

Liderar é usufruir de influência com o intuito de motivar os funcionários da empresa a alcançar as metas estipuladas. O administrador deve ser capaz de criar valores e culturas e infundir nos seus empregados o desejo de desempenhar suas atividades em um nível mais alto. Tratar o funcionário bem e dar a ele uma sensação de bem estar acaba resultando no impacto de trabalho dele. O que faz com que o rendimento desse funcionário cresça, aumentando a produção da empresa e logo gerando mais lucro.

Controle:

Controlar é monitorar as atividades dos funcionários da empresa, e verificar se todos os procedimentos dentro da organização estão de acordo ou não com que foi planejado, mudando ou/e corrigindo quando e quantas vezes forem necessárias. Não adianta estipular inúmera metas se não for possível controlar o desempenho de cada uma.

Portanto é importante que o administrador não só conheça, mas que ele saiba aplicar essa teoria toda na prática.